quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Conhecendo o Patchwork


A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.


Quem começa a fazer patchwork, na maioria das vezes, se surpreende com o grande universo que é a arte do Patchwork. São inúmeras técnicas - o que faz com que o aprendizado seja constante - e, definições que remetem à origem das técnicas, tempo e história de povos. Uma mesma técnica e várias pessoas produzem peças surpreendentes! A magia dos tecidos e linhas é algo maravilhoso!

Isso é trazer cores e novas formas, além de novas amizades que o trabalhar e aprender em conjunto proporcionam. O querer fazer algo belo é terapêutico e extremamente gratificante tanto para o que faz, quanto para quem ensina. Muitas vezes, a pessoa acha que é incapaz de fazer algo e quando percebe que o aprendizado é fruto de determinação e vontade de vencer o medo da máquina de costura, de cortar os tecidos, de se jogar neste universo de cores e formas, ninguém segura a grande produção de belezas, além de trazer a restauração para a insegurança inicial.

Por tudo isso, fazer patchwork é apaixonante! É trazer à tona a capacidade de vencer desafios para muitas vidas! Nesses anos, tenho visto muitas pessoas terem a autoestima recuperada e a depressão curada por esta grande e deliciosa arte de unir retalhos de panos e de vidas. Isso é patchwork feito com amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário