quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Para refletir!

Bom Dia!
“Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu” (Lucas 15.25-31).
No capítulo 15 do Evangelho de Lucas, encontramos 3 parábolas propostas por Jesus que retratam o Reino de Deus e Seu propósito de encontrar o homem perdido. O relato dos fatos acontecidos na parábola do Filho pródigo é muito interessante, mas, algo me chama mais a atenção do que o retorno do filho que se havia perdido, a postura do irmão mais velho. O texto nos mostra que ele ficou indignado com a atitude do Pai em celebrar com grande festa a volta daquele que havia se tornado a vergonha da família. Ele fica aborrecido diante da casa e murmura: “Ninguém nunca me deu uma festa”. O Pai tenta se aproximar e o filho, ciumento não ouve. Ele ofende, encolhe os ombros, murmura alguma coisa sobre a graça barata e, vai embora. A parábola não apresenta o que aconteceu depois destes fatos, mas, fico a pensar como aquele irmão mais velho perdeu uma grande oportunidade de mudar sua vida, sua mente, sua visão do mundo ao seu redor, de enxergar quão nobre é a ação do perdão. Mais do que tudo isso, fica claro que ele não tinha sua identidade de Filho afirmada, vivia trabalhando com o desejo de ser reconhecido pelo que fazia e não por quem era naquela família. Ele levanta uma acusação infundada ao Pai: “Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos”. A resposta do Pai é: “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu”. O Pai estende toda Sua graça ao filho. Assim Deus tem feito conosco todos os dias. Precisamos entender o nosso lugar na Casa do Pai, ter nossa identidade gerada e afirmada por Ele. Isso se dá através do nosso relacionamento diário com Ele, conhecendo e vivendo Sua Palavra. 
Em Jesus, nosso irmão mais velho, encontramos a expressão do coração do Pai para conosco, como filhos. A oração de Jesus no Getsêmani nos dá a resposta: UNIDADE!
“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que TODOS SEJAM UM; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que SEJAM UM, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na UNIDADE, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (João 17.20-23).
Não seja encontrado, assim como o irmão mais velho da parábola, perdido dentro da Casa do Pai, pois, não há lugar pior para estar perdido! Ele vê a salvação acontecer, ele vê a benção da restauração, ele vê o milagre, mas, não se permite experimentá-lo. Vivendo uma vida legalista!
Que o Senhor abençoe sua vida e família para caminhar em Unidade com o Seu Reino!

Francinaldo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário